Foto: Polícia Federal/Divulgação/Montagem DC
A lista dos dez criminosos mais procurados pela Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) no Brasil – junto à Polícia Federal (PF) – tem sete brasileiros incluídos, sendo duas mulheres.
Vilma Cristina de Oliveira, de 42 anos, é integrante de uma organização criminosa de tráfico internacional de pessoas que atua desde 1999. Ela foi responsável pelo envio de centenas de mulheres brasileiras para a Espanha para trabalharem como prostitutas em uma rede de casas de prostituição mantida pelo grupo organizado conhecido como “Rede Cacique”, segundo a PF.
Já Silvana Seidler, de 49 anos, é procurada pelo assassinato da própria filha, de 7. A menina foi encontrada já sem vida dentro de uma caixa coberta com roupas, em um dos cômodos do imóvel onde vivia com a mãe e o irmão.
Internacional
Dentre os fugitivos estrangeiros estão dois dos sequestradores do publicitário Washington Olivetto, mantido refém por 53 dias, em 2002: o chileno Marco Rodolfo Rodrigues Ortega (ou Carlos Renato Quiroz), de 43 anos anos, e o colombiano William Gaona Becerra, de 45.
A dupla fugiu da prisão, em São Paulo, em 2010, depois de receber o direito de visitar familiares no Dia das Crianças.
O suíço Roger Ulrich, de 53 anos, é o terceiro procurado internacional. Em março de 2004, ele tentou matar a ex-companheira em um bar, mas foi impedido por outras pessoas. Em casa, ele ainda tentou manter relações sexuais com ela e a agrediu com um banco de madeira na cabeça.
A mulher desmaiou, foi arrastada até a sacada do imóvel e jogada de uma altura de três metros. Em decorrência das agressões, a vítima acabou ficando paraplégica.
Denúncias
A relação dos dez fugitivos mais procurados pela Interpol pode ser acessada aqui. Quem tiver informações do paradeiro de algum deles deve contatar a unidade da PF mais próxima ou enviar um e-mail para procurados@dfp.gov.br.
A corporação disponibiliza, também, um número de celular (com WhatsApp) para denúncias: (61) 99262-8532.