Data de publicação: 26-07-2016 00:00:00

Vacina contra dengue já pode ser comercializada no Brasil

Lava Jato Dias
Foto: Agência Brasil

Agência Brasil

Sete meses após o registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina contra a dengue já pode ser comercializada no Brasil. O Comitê Técnico Executivo da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed) determinou que o preço da Dengvaxia, como é chamada a vacina da Sanofi Pasteur, vai variar de R$ 132,76 a R$ 138,53, dependendo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços adotado em cada Estado.

O valor estipulado é o que será pago ao fabricante pelas clínicas, hospitais e distribuidores e deve ser bem diferente do que será cobrado do consumidor final. "Os valores para um mercado privado não refletem o que vai ser praticado. As clínicas têm taxa de aplicação, tributação, têm que pagar a estrutura. Esse preço está muito longe do que o mercado vai trabalhar para o consumidor final. É o preço de fábrica que a Sanofi vai colocar no comércio", explicou o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Renato Kfouri.

De acordo com o infectologista, o produto é um avanço, considerando que o Brasil vivencia há muitos anos um grande problema de saúde pública devido ao vírus da dengue. Em 2016, até 11 de junho, mais de 1,3 milhão de pessoas tiveram a doença em todo o país e outras 318 morreram em decorrência da infecção pelo vírus.

Eficácia

Fabricada pela empresa francesa Sanofi Pasteur e registrada no Brasil desde dezembro de 2015, a Dengvaxia é a primeira vacina desenvolvida contra a dengue no mundo e só precisava da determinação do valor de fábrica para poder ser vendida. 

Segundo a Anvisa, a demora ocorreu devido ao ineditismo do produto, já que normalmente a estipulação de preços leva em conta outros produtos semelhantes no mercado.

O imunizante é indicado para pessoas de nove a 45 anos e deve ser aplicado em três doses com intervalos de seis meses entre elas. O fabricante garante proteção contra os quatro tipos do vírus da dengue. 

Segundo os estudos, a proteção é de 93% contra casos graves da doença, redução de 80% das internações e eficácia global de pouco mais de 60% contra todos os tipos do vírus. A capacidade de produção do laboratório é de 100 milhões de doses por ano.

Para Kfouri, a eficácia da vacina é satisfatória e segue o padrão de vacina, a exemplo daquelas contra varicela e rotavírus, que evitam completamente cerca de 60% dos casos das doenças, mas têm um impacto maior na redução de casos graves, que poderiam levar a hospitalizações e à morte.

Apesar de poder ser comercializada em todo o Brasil, ainda não há determinação se a Dengvaxia será utilizada na rede pública. Para isso, o Ministério da Saúde deve fazer estudos sobre o custo/benefício da compra e distribuição do produto e de qual seria a estratégia de aplicação para ter impacto em termos de saúde pública.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br