A convenção do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), unificada com o PCB, UP, MRT e com as Brigadas Populares em Contagem, aconteceu na noite da última quinta-feira (4). Em praça pública, o PSOL confirmou a candidatura majoritária e os candidatos a vereadores.
Com o microfone livre para quem quisesse expor ideias, a praça Pau Brasil, que já foi conhecida como praça do Coreto e atualmente é chamada de praça do Apoema - nome do projeto que resgata o sarau na cidade -, recebeu os principais líderes dos movimentos de esquerda de Contagem.
Partido Socialismo e Liberdade
A professora e candidata a prefeita de Contagem Monique Pacheco (PSOL) se reuniu com moradores de Nova Contagem no início da noite, mas conseguiu chegar a tempo de participar da convenção. “Estou preparada para o desafio de participar da campanha e mostrar para as pessoas que o PSOL é um partido diferente. Somos contra o atual governo e queremos mostrar que é possível fazer mais pela população e bem melhor”, disse a professora.
Segundo o vice-presidente do PSOL Contagem, Gilmar Campos, nem tudo está perdido. “Contagem terá uma alternativa de esquerda nas próximas eleições. As candidaturas do PSOL foram definidas nas ruas, nos movimentos e nas lutas da cidade”, ressalta.
Já o candidato a vereador Jessé Duarte relatou as dificuldades que a família teve para conquistar uma moradia na cidade e ressaltou a importância de cuidar melhor das periferias. “Vivi e cresci na Vila da Paz. Lá, estudei e me formei ator. Como vereador, vou promover a cultura de verdade na cidade e levar para o Legislativo as reais necessidades da população”, enfatiza.
Partido Comunista Brasileiro
De acordo com o secretário político do PCB Contagem, Arthur Miranda, a coligação é a consolidação de um trabalho que vem sendo desenvolvido em conjunto ao longo dos últimos anos. “Não é uma aliança de momento. É uma prática contínua, que vem dando certo e se reflete nesse momento por meio da coligação. A parceria não começou agora e não vai acabar após o encerramento das urnas”, enfatiza Miranda.
Outros candidatos a vereador fizeram uso do microfone, mas a fala de Thobias Baderna chamou a atenção dos presentes. Segundo ele, o atual governo de Contagem oferece somente a sensação de segurança à população.
“Nós, moradores de Contagem, temos a sensação de segurança, a sensação de que a educação é de qualidade e a sensação de que o atendimento médico funciona bem. Temos somente a sensação, porque, na realidade, somos todos enganados pelas aparências e propagandas da prefeitura”, finaliza o professor e candidato a vereador.
O escritor Manoelzinho e a candidata a prefeita de Contagem Monique Pacheco