Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
A combinação entre o tempo seco e as queimadas tem resultado em grandes prejuízos ambientais em Minas Gerais. De janeiro a junho deste ano, foram registradas 4.328 ocorrências de incêndios em vegetação.
O número é quase o dobro (82,07%) do que foi registrado no mesmo período de 2015 (2.377). Em todo o ano passado, o total foi de 9.809 chamados, conforme o Corpo de Bombeiros divulgou na tarde desta terça-feira (9).
Nesta manhã, a corporação utilizou 5 mil litros de água para combater chamas em uma mata na BR-381, próximo a um aterro sanitário em Sabará, na região metropolitana. Uma área de 10 mil metros quadrados (um hectare) foi destruída pelo fogo.
Danos
Na última segunda-feira (8), outros 40 mil m² foram queimados no bairro Belvedere, em Belo Horizonte. O incêndio só foi apagado após o uso de 40 mil litros de água.
No mesmo dia, os bombeiros foram chamados para controlar as chamas que atingiram uma área de 100 hectares, no bairro Bandeirantes, também na capital mineira. A corporação contou com o apoio da aeronave Pegasus, que utilizou 20 Bambi Bucket (equipamento utilizado no combate a incêndios florestais, semelhante a uma gigante “bolsa” de água).