Fotos: Divulgação
O bloco de Carnaval criado pelos artistas do F5 - Festival De Cultura Independente de Contagem, realiza seus ensaios as quartas-feiras e aos domingos. Todos estão convidados.
Na quarta-feira, na praça da Glória, no bairro Eldorado, o ensaio acontece às 19 horas e no domingo, na praça da Jabuticabas, no centro, às 16 horas.
A entrada é franca, mas é preciso levar algum instrumento de percussão ou sopro, qualquer instrumento capaz de entrar na cadencia do samba. Sem falar na alegria, indispensável para se curtir o Carnaval.
Bloco Maria Baderna
O bloco que faz uma referência à bailarina italiana Marieta Maria Baderna, surgiu em 2013 durante o evento intitulado “Baderna Cultural”, uma ocupação cultural realizada pelos artistas independentes de Contagem.
Na época a intervenção aconteceu em resposta ao poder público de Contagem, após a classe artística ser chama de Baderneiros quando se manifestavam e exigiam o direito a cultura e a uma cidade melhor.
O símbolo de resistência desde então passou a ser a Boneca Habitável (Maria Baderna). Segundo os organizadores, o bloco tem várias marchinhas autorais e uma maneira própria de levar a cultura para as ruas e comunidades da cidade.
Em 2015, os baderneiros foram os únicos a saírem pelas ruas de Contagem nos dias oficiais do Carnaval. Na terça-feira, o Bloco Maria Baderna arrastou uma multidão no bairro de Santa Tereza, em Belo Horizonte, façanha que querem repetir em 2016.
Todos estão convidados para participar, mas é preciso ficar atentos a página do Facebook do Bloco Maria Baderna para saber e acompanhar o grupo.


Links relacionados:
Bloco Maria Baderna faz o Carnaval de Contagem
Baderneiros de Contagem fazem sucesso no Carnaval de BH