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Os problemas enfrentados por consumidores com operadoras de telefonia (fixa e móvel) lideraram o ranking de reclamações do Procon Assembleia, no ano passado. Um balanço divulgado pelo órgão de defesa do consumidor nesta segunda-feira (18) mostra que o serviço recebeu 1.033 queixas de um total de 6.080, em 2018. Há anos esse segmento aparece no topo da lista.
Em seguida, vêm os chamados combos (pacotes de telefonia, internet e TV por assinatura), com 726 registros de reclamações.
Outro destaque são as dívidas com bancos. O número de pessoas que buscou ajuda do Procon Assembleia para renegociações cresceu 15,4% e saltou do 9º lugar para o 3º, de um ano para outro, conforme mostrado no levantamento.
Para o coordenador do órgão, Marcelo Barbosa, esse resultado “indica que está havendo um estrangulamento crescente do orçamento familiar, prejudicando a economia como um todo, na medida em que canaliza para o setor financeiro recursos que poderiam ser utilizados em consumo, lazer e formação de uma poupança para emergências, por exemplo. Nesse sentido, é necessária uma revisão criteriosa dos fatores que desestabilizam o orçamento familiar, como os altos juros bancários, as frouxas exigências para contratação de empréstimos e a falta de educação financeira por parte do consumidor”.
Segmentos com mais reclamações em 2018
Classificação | Assunto | Notificações |
1º | Telefonia (fixa e móvel) | 1.033 |
2º | Combo (telefonia, internet e TV por assinatura) | 726 |
3º | Empréstimos consignado e pessoal | 642 |
4º | Cartão de crédito (incluindo acordos) | 570 |
5º | Eletrodomésticos e eletroeletrônicos | 338 |
6º | Aparelhos telefônicos | 252 |
7º | Estabelecimentos de ensino/auto-escola, cursos, pré-vestibular | 190 |
8º | Veículos/carros/automotores | 118 |
9º | Agências de turismo/pacotes/hotéis/pousadas | 118 |
10º | Companhias aéreas/passagens aéreas | 114 |