Foto: Ronaldo Leandro/PMC
Depois de participarem de uma reunião na Secretaria Municipal de Educação de Contagem na semana passada, representantes do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep/MG) estiveram reunidos com a prefeita Marília Campos (PT) na última quarta-feira (20). A pauta do encontro foi a mesma do anterior: a reivindicação da retomada das aulas presenciais no município, sobretudo para a educação infantil.
Na ocasião, Marília afirmou que é favorável à flexibilização, mas ressaltou que, para ela acontecer, é preciso se aprofundar no debate para um retorno com segurança. “O mais difícil nós já fizemos, que foi a decisão de manter o comércio aberto. Acredito que quanto mais dividirmos as responsabilidades, mais sucesso nós teremos. Essa é a proposta do Pacto pela Vida lançado pela prefeitura. Portanto, precisamos unificar as ações, pois a rede pública e a particular são um só sistema de educação”, disse a prefeita.
Segundo a presidente do Sinep/MG, Zuleica Ávila, as incertezas provocadas pela pandemia da Covid-19 têm causado muita angústia às instituições de ensino. “Nós estamos saindo da reunião confiantes pela abertura ao diálogo e pela maneira como a prefeita coloca a questão com muita transparência. Estamos esperançosos de que juntos possamos resolver a questão do retorno das escolas particulares, em especial da educação infantil”, avaliou.
Durante o encontro, que também contou com a participação da secretária municipal de Educação, Telma Ribeiro, e do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, René Vilela, ficou acordado que, na próxima semana, a prefeitura apresentará uma definição sobre o retorno das atividades extracurriculares nas escolas. De acordo com o Executivo, a questão será debatida com integrantes do Sistema Municipal de Ensino e do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19.
Matérias relacionadas
Carreata exige retomada das aulas presenciais
Sindicatos e Seduc tratam dos impactos da suspensão das aulas