Foto: Google Maps/Reprodução
Moradores do bairro Presidente Kennedy e região reclamaram da Ecolix Soluções Ambientais. Representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente estiveram no local na última sexta-feira (12), embargaram a empresa e exigiram uma manutenção imediata no sistema de tubulação que transporta fumaça contaminada. O leitor que fez a reclamação da poluição e do mau cheiro causado pediu para não ser identificado.
Segundo ele, a Ecolix é igual à empresa Gruntec, que operava na região e foi fechada. Ambas foram licenciadas durante a gestão do ex-prefeito Alex de Freitas (sem partido) para fazerem a queima de lixo hospitalar e industrial. A atividade lança uma fumaça tóxica no ar, o que pode causar doenças respiratórias e até câncer.
“A empresa polui áreas residenciais e também a CeasaMinas, que está bem próxima. Acredito que estamos consumindo alimentos contaminados por causa da Ecolix”, disse o denunciante.
Os moradores questionam o licenciamento ambiental concedido à empresa. Em nota, a secretaria respondeu a reportagem do DC Online. Veja abaixo:
A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, esteve no local assim que recebeu a denúncia e está fazendo um estudo minucioso sobre a situação do licenciamento.
Um relatório detalhado da atividade também será feito, mas a empresa Ecolix foi embargada, temporariamente, até que uma manutenção no sistema de tubulação que transporta a fumaça contaminada para o lavador seja feita.
A secretaria afirmou que o rompimento da tubulação causou grande poluição atmosférica. Por isso, foi lavrado o auto de embargo, as atividades foram paralisadas e foi determinado que a manutenção seja feita imediatamente.
Ainda segundo a secretaria, na próxima semana, será realizada uma análise técnica do funcionamento da empresa e da emissão atmosférica, já que não foi possível analisar no momento da fiscalização, por causa do rompimento da tubulação.
O Diário de Contagem Online fez contato e aguarda o posicionamento da Ecolix.

Ecolix Soluções Ambientais
A empresa foi fundada em 2015 com o objetivo de dar uma destinação final aos resíduos de Contagem e região. A missão seria contribuir com a sustentabilidade ambiental e com o equilíbrio da natureza.